terça-feira, 4 de agosto de 2009

FeSta DaS CereJeiRas em FlOr

Versículos do dia:
"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem"
(Êxodo 20:4-5)
Olá, pessoal, tudo bem?
Domingo, em São Paulo, aconteceu a 31ª Festa das Cerejeiras, aproveitando o ensejo, gostaria de compartilhar algumas informações sobre a Sakura (flor de cerejeira) na cultura japonesa: A flor de cerejeira (Sakura) é considerada símbolo do Japão.


No monte Fuji existe um portal xintoísta (torii-> que marca o limite entre um local sagrado e um profano), Ele está lá para delimitar o território do templo dedicado à Sakuya Konohana, considerada a princesa da flor de cerejeira e deusa do Monte Fuji. Diz a lenda que ela era tão bela quanto a flor, atraindo até a atenção de Ninigi, o deus encarregado de criar o Japão. Mas ela percebeu que sua beleza duraria pouco, assim como as sakura, e, inconformada, rumou ao topo do Fuji para subir aos céus, também dizem que ela teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji, e na queda teria
se transformado nesta flor. Acredita-se também que esta simbologia teve origem na cultura do arroz, considerado pelos japoneses uma dádiva divina, pois Kura significa depósito onde se guardava o arroz. No período feudal, a vida dos samurais era comparada à efemeridade da flor de cerejeira, que durava apenas três dias na primavera, já que os samurais,que deveriam estar sempre dispostos a dar suas vidas em nome de seus mestres, fazendo sua existência muitas vezes tão breve quanto a flor da cerejeira.
A sakura era considerada símbolo do amor,quando as mulheres enfeitavam os cabelos com um galho de sakura ou decoravam o quintal de casa com as flores, mostravam que estavam em busca de um amor. A flor também tem uma simbologia negativa: um galho quebrado de cerejeira também poderia significar a aproximação da morte. Muitos acreditam que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.
Fonte:
http://www.zimbio.com/member/marcelocarreramaia/articles/356757/O+significado+da+flor+da+cerejeira+Sakura http://www.oguiaverde.com/?p=3191 http://www.apcg.pt/flordecerejeira.php
http://madeinjapan.uol.com.br/2009/02/05/os-misterios-do-fuji/2/

Nenhum comentário:

Coisa de Ninja

Gif Animado de um Ninja