quarta-feira, 14 de outubro de 2009

EsPeciaL DiA DaS CriAnçaS - Japão - Hina Matsuri

Pessoal, nesta semana, resolvi fazer uma série para mostrar algumas curiosidades sobre o dia das crianças, e hoje, o Post é sobre o dia das meninas no Japão: Hina Matsuri.
Neste dia as famílias japonesas comemoram o dia das meninas montando altares com bonecas para pedir saúde e felicidade às garotas.
A tradição tem origem em um costume chinês, onde as pessoas escreviam males e infortúnios em bonecas para depois jogá-las no rio, para que elas levassem embora todos os maus fluídos. O ritual consiste na montagem de altares com panos vermelhos em degraus, chamados de hinadan, onde são dispostas bonecas, que representam a família imperial, os serviçais e os músicos.
Em Tóquio, meninos e meninas, vestidos com trajes típicos japoneses, montam um altar vivo.



No tempo dos samurai, quando nascia uma menina, a família costumava presenteá-la com um conjunto de bonecas.Elas são expostas durante um mês desde a data festiva. Esta montagem tradicional surgiu no final do período Edo (1603-1868), quando as bonecas ainda serviam de amuletos para espantarem o mal. Outras bonecas costumam enfeitar as casas dos japoneses nesta data, como a kokeshi.




Depois do dia de Hina matsuri, os pais têm que levar as bonecas o mais longe possível, porque a tradição diz que se não fizerem isso, suas filhas não serão capazes de se casar ou se casarão bem tarde. No entanto, não se trata apenas de jogá-las.
Deve-se tratá-las com cuidados especiais caso contrário podem ficar magoadas o que poderia causar problemas no ano seguinte.
Pratos típicos deste festival são:
  • hina arare (arroz frito doce);
  • hishimochi (bolinho de arroz em forma de diamante.
  • Três camadas de cores compõem o prato: O branco simboliza a neve, o verde representa o crescimento e o rosa simboliza as flores de cerejeira);
  • chirashizushi (o arroz é preparado da mesma forma que o arroz do sushi, e depositado num recipiente grande misturado com frutos do mar e nori (algas). É servida uma bebida doce chamada shirozake, feita de arroz fermentado, um tipo de sake, mas que não contêm álcool, podendo ser consumida por crianças.

fonte:
http://www.acbj.com.br/alianca/palavras.php?Palavra=63 http://madeinjapan.uol.com.br/2009/03/03/hinamatsuri-o-dia-das-meninas-no-japao/

Oremos pelas crianças do Brasil e do Japão para que encontrem o caminho a verdade e a vida.

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."
(João 14:6 )
Até!
XD

3 comentários:

Paulinha disse...

Adorei o posssttt!! Parabens!!

Paulinha disse...

Obrigada, Michelli!
Em breve teremos... o dia dos meninos - Japão...
Até!
XD

Paulinha disse...

Outro post de crianças! Eu sempre falo, japonês adora uma superstição! hhehe.
Kiss e ótimo findes! Segundona é nóis!

Coisa de Ninja

Gif Animado de um Ninja