sexta-feira, 16 de outubro de 2009

EsPeciaL DiA DaS CriAnçaS - Japão - Kodomo-no-Hi

Olá, pessoal, tudo bem?
Agora chegou a vez do dia dos meninos: O correspondente aos meninos do Hinamatsuri acontece no dia 5 de maio. Durante os anos de ocupação pós-guerra, o nome do festival foi mudado de Tango no Sekku (Dia dos Meninos) para Kodomo-no-Hi (Dia das Crianças), mas continuou sendo celebrado da mesma forma e somente para os meninos. Neste dia famílias com filhos homens hasteiam, sobre um mastro de bambu, o Koinobori, que é uma carpa colorida de tecido ou papel.




A carpa é um símbolo de força, persistência, bravura e sucesso.

Nos santuários do deus da guerra, Hachiman, são distribuídos amuletos em forma de carpa, já que esse peixe consegue nadar e subir correntezas e cataratas; numa fábula chinesa, uma valente carpa se transforma num dragão no final da escalada.

Neste dia, os samurais costumavam exibir armaduras e armas, porém os plebeus utilizavam a carpa(Koinobori) por ser mais barato e representar os mesmos ideais.

Mesmo atualmente, além do Koinobori no lado externo da casa, os meninos devem expor dentro de suas casas, miniaturas de bonecos de guerreiros, com armadura, arma e capacete.

Os alimentos associados a esta data são: chimaki (bolinho de arroz embrulhado em folha de bambu)

kashiwa mochi (bolinho de arroz recheado com massa de feijão doce e embrulhado em folhas de carvalho).

É costume também colocar essências ou folhas de íris na banheira (ofurô) nesse dia.

Acredita-se que o forte aroma de íris afaste os maus espíritos, e além disso, íris chama-se shõbu no Japão, que é foneticamente igual a shõbu, que significa luta.

Assim, os antigos samurais ligavam essa planta à sorte na guerra ou batalha. Mas como os costumes mudam com o tempo e hoje é possível ver famílias hasteando o Koinobori para suas filhas.

Fonte:

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=66677&blog=354&coldir=1&topo=3951.dwthttp://www.culturajaponesa.com.br/htm/koinobori.html

"para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro."

(Efésios 4:14)

Com isso, encerro o Especial dia das Crianças! Que Deus abençoe todas as crianças ao redor do mundo! Aos responsáveis pelas crianças, Deus lhes dê sabedoria!...Em nome de Jesus, Amém!

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."

(Provérbios 22:6)

Gostaria de agradecer as visitas e o carinho dos comentários!

Até!

XD

6 comentários:

Paulinha disse...

Naum tem coisa melhor! Adorei o post... essa cultura é incrivel mesmo... =)
Bjuuss

Paulinha disse...

É impressionante, mesmo né?
Até!
XD

Paulinha disse...

Ahhh q post perfeito! Sempre penso que os orientais não são deste planeta.... ou se são, estão anos adiante com suas filosofias de vida, hábitos, costumes e tradições onde existe respeito, ordem e me parece, algo sublime e superior demais no ar!!!
Obrigado sempre pelas tuas visitas e comentários e que Deus te proteja, ilumine e faça feliz em todos os dias!!

Paulinha disse...

Eu lembro a primeira vez que vi as carpas em um live-action... acho que foi patrine... Ninca mais esqueci!!!

Beijos

Paulinha disse...

Amém!
Também acho que a cultura deles é muito rica, gosto muito de saber novidades da cultura de lá... respeito, auto-controle , enfim tem muita coisa que podemos aproveitar.
Até!
XD

Paulinha disse...

A primeira vez que vi foi em uma loja, e eu não sabia o que era... depois vi em um wallpaper e achei lindo... agora já sabemos o que é! rsrs
Até!
XD

Coisa de Ninja

Gif Animado de um Ninja